A comunicação entre gestores e o mercado é a maneira mais clara de obter informações sobre as ideias e teses de investimento das pessoas envolvidas nas decisões. E a forma mais comum de transmissão dessas mensagens é por meio da divulgação de relatórios periódicos, conhecidos como “Cartas Mensais de Gestão” ou, simplesmente, “Carta do Gestor”. O objetivo de todos os fundos de investimento é a maximização do retorno do capital destinado a eles, com parcimônia, responsabilidade, diligência e transparência. Por se tratar de um veículo de investimento que se assemelha a um “condomínio”, as pessoas confiam seu patrimônio à gestão de uma pessoa ou um grupo de pessoas que irão tomar decisões para buscar as melhores oportunidades dentro do seu escopo e possibilidade de trabalho. Ler as cartas mensais de quem gerencia seu fundo é uma forma de entrar na cabeça do gestor e entender as decisões que ele tomou. É essencial que você conheça bem as pessoas chave envolvidas que irão decidir cada passo do investimento dos recursos, a mente e como elas desempenham papéis cruciais no dia a dia.
Principalmente, você encontrara o contexto macro e microeconômico, focamos em ativos onde há montagem de posição, balanceamento e rebalanceamento em áreas como ações internacionais, estoques, Blue Chips, Penny Stocks e commodities. Em geral, analisamos o desempenho das economias brasileira, americana, europeia e asiática. Além disso, consideramos algumas notícias que podem impactar ou que já impactaram o mercado, como entraves e drivers, incluindo PIB, Caged e CPI. Esses indicadores são instrumentos importantes na composição da carteira do gestor, permitindo ao cliente entender o racional por trás das decisões e estratégias de gestão.
O principal diferencial a ser considerado em uma decisão de alocação em um fundo de investimento não tem preço definido: a mente do gestor. Saber como a cabeça de um ser humano funciona, onde pode chegar e quais são os fatos que podem influenciar nas decisões é sempre uma tarefa muito difícil e sem um passo a passo, sem uma fórmula, para chegar ao resultado final. Ou seja, o ativo mais valioso de uma gestão de fundos é o intangível. Ao ter acesso a uma parte do direcionamento intelectual dos principais responsáveis por gerir seu patrimônio, você pode ter mais segurança na alocação, entendendo onde pode chegar e como os recursos estão posicionados para o melhor resultado
A leitura periódica das cartas mensais divulgadas pelos gestores traz uma série de benefícios para você, o investidor:
Informações sobre desempenho – detalhes dos motivos que levaram à performance recente;
Atualizações de portfólio – acompanhamento da estratégia adotada e qual a alocação atual;
Educação e aprendizado – expansão de conhecimento e novas visões de mercado;
Transparência e confiança – acesso a informações detalhadas a respeito das teses de investimento do gestor, garantindo uma troca de informações para que a relação esteja cada vez mais sólida.
Acácia Asset LTDA
CPNJ: 47.183.914/0001-07
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1811 – ESC 1119,
Jardim Paulistano/SP, CEP: 01452-001.
Aviso Legal: As informações contidas neste site têm caráter meramente informativo e educativo. Não constituem, em nenhuma hipótese, recomendação, sugestão ou orientação para a compra, venda ou manutenção de ativos financeiros. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, recomenda-se a consulta a profissionais devidamente habilitados e autorizados pela CVM.